A disciplina Cibercultura e Novas tecnologias é parte da matriz curricular do curso de Comunicação Social da Faculdade de Tecnologia e Ciências - Unidade Salvador.
O texto aponta para a existência de três leis que caracterizam a cibercultura. Elas se fundamentam em princípos como a quantidade de informação e liberdade que se encontra na internet, comprovadas nas afirmativas de que "pode tudo" e "tem tudo na internet"; a sua onipresença, estando presente hoje em dia nos mais diversos lugares - com a transição do computador pessoal para o móvel, e a explosão de celulares e instrumentos de informática portáteis. Por fim, a reconfiguração, que se pauta na ideia de que na internet "tudo muda, mas nem tanto". Isso provoca o que se chama de "mídia do cidadão", com a possibilidade de, através da internet, as pessoas produzirem conteúdos, e divulgarem.
A idéia dos três pilares, ou leis da cibercultura, facilita a análise dos variados aspectos da sociedade contemporânea devido, principalmente, a sistematização que auxilia a compreensão do conjunto de problemas da nossa época. A Cibercultura não deve ser entendida como uma cultura pilotada pela tecnologia. Na verdade, o que há na era da cibercultura é o estabelecimento de uma relação íntima entre as novas formas sociais surgidas na década de 60 (a sociedade pós-moderna) e as novas tecnologias digitais. Ou seja, a Cibercultura é a cultura contemporânea fortemente marcada pelas tecnologias digitais. Ela é o que se vive hoje. Home banking, cartões inteligentes, voto eletrônico, pages, palms, imposto de renda via rede, inscrições via internet, etc. provam que a Cibercultura está presente na vida cotidiana de cada indivíduo
A principio, o texto trata de possiveis abordagens utilizadas em relação a expressão "redes sociais" que ultimamente vem sendo muito associada a tecnologias de informação, quando rede é tudo que possui um núcleo. Eu sou o nucleo que gera a minha rede social. Inspiradas na leitura de Barnes, J. A. e Mitchell, J. Clyde são elas: Metafórica, Analítica e Tecnológica. A metafórica estaria diretamente ligada a filosofia, uma aproximação conceitual de rede. Analítica, direcionada a metodologia de análises dessas redes e a tecnológica esta voltada para as conexões, a utilização de redes eletronicas e de informação possibilitando interações sociais. Trabalhar com a idéia de rede é trabalhar e articular a idéia de infomação.
ANÁLISE DAS REDES SOCIAIS As redes sociais dão ao usuário a possibilidade de aproximação de familiares distantes, reencontro de amigos que não se veem há anos e a vantagem de se expressar sem censura. Alumas pessoas até acreditam que é mais fácil de relacionar virtualmente. No entanto, elas podem interferir negativamente nas relações interpessoais, quando deixam o usuário vulnerável às maleficências que estas trazem, advivindas, por exemplo, de mentiras, anonimatos, e ciberbulling (difamação via internet). Uma outra forma de exploração desse meio está na necessidade diária de novas táticas e inserções para o desenvolvimento de empresas. Com as tendências e evoluções, elas são elo entre estes e o cliente. As empresas estão adotando formas de integrar seus produtos, marcas e promoções através das redes sociais, dando ênfase ao marketing digital e buscando resultados positivos em seus campos empresariais. Assim, as redes sociais não são nenhum bicho de sete cabeças, tampouco são extremamente maléficas. Depende de como e para quê você as utiliza.
O texto aponta para a existência de três leis que caracterizam a cibercultura. Elas se fundamentam em princípos como a quantidade de informação e liberdade que se encontra na internet, comprovadas nas afirmativas de que "pode tudo" e "tem tudo na internet"; a sua onipresença, estando presente hoje em dia nos mais diversos lugares - com a transição do computador pessoal para o móvel, e a explosão de celulares e instrumentos de informática portáteis. Por fim, a reconfiguração, que se pauta na ideia de que na internet "tudo muda, mas nem tanto". Isso provoca o que se chama de "mídia do cidadão", com a possibilidade de, através da internet, as pessoas produzirem conteúdos, e divulgarem.
ResponderExcluirA idéia dos três pilares, ou leis da cibercultura, facilita a análise dos variados aspectos da sociedade contemporânea devido, principalmente, a sistematização que auxilia a compreensão do conjunto de problemas da nossa época. A Cibercultura não deve ser entendida como uma cultura pilotada pela tecnologia. Na verdade, o que há na era da cibercultura é o estabelecimento de uma relação íntima entre as novas formas sociais surgidas na década de 60 (a sociedade pós-moderna) e as novas tecnologias digitais. Ou seja, a Cibercultura é a cultura contemporânea fortemente marcada pelas tecnologias digitais. Ela é o que se vive hoje. Home banking, cartões inteligentes, voto eletrônico, pages, palms, imposto de renda via rede, inscrições via internet, etc. provam que a Cibercultura está presente na vida cotidiana de cada indivíduo
ResponderExcluirA principio, o texto trata de possiveis abordagens utilizadas em relação a expressão "redes sociais" que ultimamente vem sendo muito associada a tecnologias de informação, quando rede é tudo que possui um núcleo. Eu sou o nucleo que gera a minha rede social. Inspiradas na leitura de Barnes, J. A. e Mitchell, J. Clyde são elas: Metafórica, Analítica e Tecnológica. A metafórica estaria diretamente ligada a filosofia, uma aproximação conceitual de rede. Analítica, direcionada a metodologia de análises dessas redes e a tecnológica esta voltada para as conexões, a utilização de redes eletronicas e de informação possibilitando interações sociais. Trabalhar com a idéia de rede é trabalhar e articular a idéia de infomação.
ResponderExcluirANÁLISE DAS REDES SOCIAIS
ResponderExcluirAs redes sociais dão ao usuário a possibilidade de aproximação de familiares distantes, reencontro de amigos que não se veem há anos e a vantagem de se expressar sem censura. Alumas pessoas até acreditam que é mais fácil de relacionar virtualmente. No entanto, elas podem interferir negativamente nas relações interpessoais, quando deixam o usuário vulnerável às maleficências que estas trazem, advivindas, por exemplo, de mentiras, anonimatos, e ciberbulling (difamação via internet).
Uma outra forma de exploração desse meio está na necessidade diária de novas táticas e inserções para o desenvolvimento de empresas. Com as tendências e evoluções, elas são elo entre estes e o cliente. As empresas estão adotando formas de integrar seus produtos, marcas e promoções através das redes sociais, dando ênfase ao marketing digital e buscando resultados positivos em seus campos empresariais.
Assim, as redes sociais não são nenhum bicho de sete cabeças, tampouco são extremamente maléficas. Depende de como e para quê você as utiliza.
Brenda Gomes